sábado, 15 de dezembro de 2012

Compulsiva em COMPRAS?

A compulsividade  é um desempenho consciente e repetitivo, é a necessidade de se fazer algo que não se precisa, é a vontade incontrolável de se ter e fazer algo com frequente repetição.

 Os comportamentos compulsivos tem como objetivo proporcionar algum alívio de tensões emocionais. A gratificação que segue ao ato, seja ela o prazer ou alívio do desprazer, reforça a pessoa a repeti-lo mas, com o tempo, depois desse alívio imediato, segue-se uma sensação negativa por não ter resistido ao impulso de realizá-lo.

Esse tipo de problema é classificado como transtornos do espectro obsessivo-compulsivo (TOC), a pessoa acaba tornando-se dependente dessas atitudes, as quais ocupam um espaço importante no seu cotidiano. Em alguns casos ocorrem-se danos físicos, como na pessoa com vigorexia, que precisa malhar (exageradamente) todos os dias e por longas horas, ou lesões na pele das mãos devido aos rituais de lavar continuadamente, ou escoriações quando há auto-escoriações, calvície quando há tricotilomania, ou desnutrição quando a compulsão é por vômitos (bulimia) e assimpor  diante.
 
A repetição desses comportamentos e o aumento gradual da freqüência deles acabam caracterizando um verdadeiro processo de dependência. Alguns buscam o alívio do desprazer das emoções de angústia e ansiedade, do afastamento de pensamentos incômodos. Quando se pretende a busca do prazer pode haver adicção química, que é o consumo exagerado de substâncias.

 Existem vários tipos de compulsão, a mais frequente entre as mulheres é a compulsão em compras. A necessidade de acompanhar a moda e a tendência, faz com que a mulher adquira ítens que a faça sentir bonita. O problema que a beleza tem definições diferentes a cada dia, hoje a mulher fica linda com batom vermelho, amanhã o batom vermelho é brega, a moda é nude, e por aí vai.

Eu amo comprar, acho que não sou totalmente compulsiva pois consigo controlar meus gastos e não prejudico meu orçamento, no entanto sinto uma enorme felicidade em compras, amo chegar em casa cheia de sacolas sejam elas para mim ou para presentear, o importante é a sensação de satisfação na hora da compra. Estou trabalhando esses problemas dentro de mim pois sou consciente que isso ainda pode me prejudicar. Tenho consciencia do efeito compensatório que  o ato de comprar me traz, pois todas as vezes que fico triste ou me sinto só tenho vontade quase incontrolável de visitar as vitrines e claro chegar em casa cheia de sacolas. 

E vocês são compulsivas? Gostam de comprar muito como eu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário